Blog

18/05/2018
Organização de eventos: 4 dicas importantes do processo.

Bem-vindo ao nosso blog!!! Estamos iniciando hoje nossas atividades por aqui, pois acreditamos que temos muitas dicas legais e conteúdos interessantes sobre o meio de eventos para passar para você!

Para começar com o pé direito vamos dar algumas dicas para que o seu evento possa acontecer sem muitos estresses, afinal, um ou outro, sempre vai aparecer para tentar nos enlouquecer. Bom, como não conseguimos fugir de todos, preparamos essas dicas, pois temos certeza que você conseguirá driblar muitos deles e fazer com que o evento flua de uma forma muito mais legal para todos.

Você já deve imaginar que organizar um evento requer um planejamento bem estratégico e cuidadoso. É importante uma produção que consiga coordenar de forma assertiva todos os processos. São várias as demandas ligadas a gestão do evento, como coordenação de equipe, criação de orçamento e contato com os fornecedores mais adequados. Enfim, são vários detalhes que devem ser pensados com muito cuidado e é um pouquinho disso que esse post vem falar.

Alguns profissionais mais experientes podem já ter construído algumas técnicas para se ver livre de possíveis estresses, mas os organizadores de primeira viagem que ainda não possuírem nenhuma técnica, podem até vir a sofrer sérios problemas de saúde. Acredite, a gestão de eventos é citada como um dos trabalhos que mais geram estresse nas pessoas no mundo. Segundo um recente estudo do Career Cast o emprego de organizador de evento é o 8º mais estressante do mundo.

Sem mais delongas, vamos aos truques que podem te ajudar na hora de organizar um evento.

 

1 - PLANEJE E SEJA REALISTA

Ter um bom planejamento é fundamental para conseguir visualizar todas as informações do evento e para conseguir construir um bom planejamento é importante que você seja realista, principalmente com relação aos prazos. Não adianta você ter uma ideia fabulosa e não ter tempo de executá-la, o curto prazo é um dos principais pontos do estresse. Se dedicar ao planejamento ajuda a rever todos os detalhes e conseguir alterar, tirar ou incluir coisas que sob pressão não conseguiria.

Alguns componentes que devem conter no seu planejamento são: local, lista de fornecedores e lista de convidados. Detalhe tudo o máximo possível, lembre-se: é melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Liste tudo que deverá ser feito antes, durante e depois, isso ajudará você a delegar quem será responsável por qual tarefa.

 

2 – TRABALHE EM EQUIPE

Ter uma boa equipe vai muito além de ter bons profissionais. Primeiramente é importante que você tenha uma boa relação com toda a equipe envolvida, mantenha o clima sempre harmonioso. Promova o espirito de coletividade e faça com que todos se interessem em se ajudar mutuamente. Todos devem estar cientes do que está acontecendo e da importância do evento, assim será prazeroso a execução de cada tarefa.

 

3 - ANTECIPE OS PROBLEMAS

Ninguém quer que o evento dê errado, certo? Começamos um projeto já com pensamentos positivos para que tudo ocorra bem e para um resultado satisfatório é importante prever os problemas também.

Crie um plano de ação com possíveis situações problemáticas. Ter hipóteses é muito válido, uma vez que elas te fazem ter possíveis soluções já preparadas evitando que você seja pego de mãos atadas.

 

4 - DIVULGUE

A comunicação do evento é tão fundamental quanto o planejamento dele.

Atualmente os meios que possuem grande força na hora da divulgação do evento são as redes sociais. A vantagem de divulgar nos meios on-lines é que mesmo com um orçamento baixo, você conseguirá divulgar seu evento de várias formas. Use a tecnologia a seu favor, meu amigo!

Encontre o seu público alvo e monte uma boa estratégia de divulgação. Faça parcerias com outros sites que abordem temas parecidos ou que se relacionem com o seu. Anuncie em veículos online de grande alcance. Crie perfis sobre o seu evento e mostre o quão interessante ele é e como as pessoas precisam ir a ele.

 

 #DicaInovah: Saiba como ter ótimos profissionais junto ao seu evento e tenha a tranquilidade que tudo ocorrerá bem, saiba mais.

 

Agora é colocar em prática! Citamos algumas dicas que consideramos importantes, mas cada processo deve ser particular e pensado com muita atenção. Não deixe de consultar profissionais capacitados na hora de executar o seu evento. Manter bons parceiros sempre próximo é muito importante para o sucesso do evento.

Esperamos que tenha gostado, até a próxima!